Aula com 8º ano do EF com o Tema :

Posted by A VIDA UM DOM on 08:10








Abstracionismo
.

Mais antigo do
que se pensa

A rigor, pode ser chamada de arte abstrata ou abstracionismo toda aquela que não se prende a uma representação fiel da natureza. Esse tipo de arte, portanto, existiu desde os primórdios da civilização, encontrando alguns momentos de maior ou menor aceitação.

Entretanto, o termo hoje é mais utilizado para designar a produção artística do Século 20, com seus movimentos de ruptura com a arte européia tradicional, que se baseava ainda, em grande medida, nas idéias renascentistas.

A maioria dos movimentos desse século valorizava a subjetividade na arte, permitindo distorções de formas que se chocavam, por exemplo, aos ideais do grande crítico renascentista Giorgio Vasari e sua crença no valor do artista intimamente ligado à própria capacidade de representar a natureza com o máximo de precisão possível.

VASARI (Giorgio), pintor, arquiteto e historiador de arte italiano (Arezzo, 1511 - Florença, 1574), autor da preciosa coletânea Vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos italianos (1550, 2.ª ed. 1568), fundamental para a história da arte italiana da Renascença

Vertentes do
Abstracionismo

Apesar de ter havido uma série de movimentos de ruptura com o conceito tradicional de pintura no Século 20, desenvolvendo a arte abstrata, houve três tendências básicas:

A exemplificada pelo trabalho de Brancusi, que consiste na supremacia das formas simplificadas, reduzindo as naturais até chegar nesse tipo de forma;

BRANCUSI (Constantin), escultor romeno da escola de Paris (Pestissani Gorj., Valáquia, 1876 - Paris, 1957). Reduziu suas obras a puros efeitos de matéria, de volumes, de ritmos.

A presente nas esculturas em relevo de Ben Nicholson. A partir de formas básicas que não se referem ou representam nenhum aspecto reconhecível, são construídos os objetos artísticos.

O princípio existente, por exemplo, no surrealismo, em que se valoriza um estilo livre e espontâneo de criação.

Luz e cor

Na arte abstrata o uso da luz, das diferentes texturas e contornos das linhas, do espaço e das cores ganham nova expressividade.

A partir de 1930, o abstracionismo pode ser considerado como um dos principais pontos de caracterização da arte do século atual.

Entretanto, ele vem ganhando espaço bem antes disso. Kandisky, já em 1910, fez a primeira pintura utilizando-se de formas não reconhecíveis.

KANDINSKY (Vassili), pintor francês de origem russa (Moscou, 1866 – Neuilly-sur-Seine, 1944). Um dos iniciadores da pintura abstrata.

Do cubismo para a
arte abstrata

Muitos adeptos do cubismo terminaram por desenvolver o uso de formas abstratas depois do fim do movimento.

O Suprematismo de Malevich e o grupo Stijl de Mondrian são outros importantes pontos de desenvolvimento da arte abstrata na década de 10 do nosso século.